terça-feira, 22 de junho de 2010

Como verificar erros no disco rígido no Windows XP e 2000

Você usa o Windows XP, ou o Windows 2000, e quer verificar se há erros em seu disco rígido. Não adianta procurar pelo ScanDisk, o utilitário que faz essa tarefa no Windows 9x e no Windows Me. Ele não existe no XP ou no 2000. Em seu lugar, fica o CheckDisk (Chkdsk. exe), que normalmente fica no subdiretório c:\windows\system32, no Windows XP, ou c:\winnt\system32, no 2000 e NT. Na verdade o chkdsk veio antes do scandisk, ainda nos primórdios do DOS e no Windows NT...

Você pode acionar esse programa pela janela "Executar" (Iniciar > Executar). Basta digitar lá o comando:

chkdsk x: /f

Aqui, x indica a letra do drive e /f a opção para que os erros encontrados no disco sejam convertidos em arquivos. A operação vai ser realizada no Command Prompt (Prompt de Comando), a janela que emula o DOS.

Outra forma de pôr o CheckDisk para trabalhar é ir à janela Meu Computador ou ao Windows Explorer e, lá, clicar no drive desejado com o botão direito e escolher "Propriedades". Na tela que se abre, passe à guia "Ferramentas" e clique no botão "Verificar Agora". Aparece outra janela, "Verificar Disco". Nela, você pode marcar duas opções:

1. "Corrigir Erros do Sistema de Arquivos Automaticamente", e
2. "Procurar Setores Defeituosos e Tentar Recuperá-los" (esta é muito usada em disquetes, pois isola as áreas danificadas e permite continuar usando o disco)

Em qualquer dos dois caminhos — o Command Prompt ou as propriedades do drive — a verificação de um drive, com a opção /f (equivalente a "Corrigir Erros do Sistema de Arquivos"), em boa parte dos casos não é aceita pelo programa, que precisa ter acesso exclusivo à unidade. Nesse caso, o sistema operacional oferece ao usuário a opção de agendar a verificação do disco para o próximo reinício do computador. Isso ocorre porque arquivos do sistema estão abertos, e não poderiam ser movidos se necessário.

Nenhum comentário: