quinta-feira, 22 de julho de 2010

Estabilizadores - um investimento sem garantia

Quando você vai comprar um computador, com certeza não deixa de comprar um estabilizador. Ele dá garantia de proteger seu equipamento em caso de oscilação de tensão da rede elétrica e ajuda a protege-los contra descargas elétricas. Até aí tudo bem, mas: não confie na estabilização da tensão que sai dele.
O que deveria acontecer:
O estabilizador monitora a tensão da rede. Caso haja aumento ou redução da voltagem, rapidamente iria normalizar, em um tempo em que a fonte dos equipamentos ligados nele não percebessem a variação.
O que acontece:
O estabilizador monitora a tensão pra ver se há variação de voltagem, e quando ela está anormal o estabilizador tem um tempo de resposta maior que o necessário, ou seja, é lento pra normalizar a tensão. Por exemplo: tudo está funcionando: o estabilizador, o pc, monitor, impressora, etc. Aí a tensão abaixa. A fonte de cada equipamento percebe a queda e logo depois o estabilizador normaliza a tensão. Isso não deveria ocorrer. Caso a queda for de apenas alguns volts, os equipamentos continuam funcionando normalmente, mas se cair pra metade, o pc irá ter problemas com a voltagem, especialmente memórias, HD(s), placa de vídeo e outros componentes.
Certo que o estabilizador irá retransmitir a voltagem correta, mas a queda abalou o funcionamento desses hardwares e não funcionarão normalmente até que sejam ligados normalmente na tensão correta. Caso a energia abaixe a esse ponto, deslique tudo rapidamente, pois pode correr risco de queimar ou danificar permanentemente esses dispositivos (carece de fontes e exemplos).
Portanto, ligar o computador no estabilizador ou direto na tomada dá na mesma. No caso das fontes de chaveamento automático, elas ajustam automaticamente a voltagem que sai dela. Isso acontece porque a voltagem de saída é menor que de entrada, e com isso consegue garantir o funcionamento perfeito dos circuitos mesmo com oscilação de tensão dentro do suportado por ela. Nesse grupo entra os monitores mais atuais, tv's, carregadores (de celular, notebooks, etc.) ou fonte de alimentação de impressora (aquela quadrada), modem, entre outros. Não sei se existe fontes de computador com chaveamento automático, mas quase todos são com chaveamento manual.
Quer proteger seu computador contra imperfeições da energia? Recomendo que no lugar de estabilizador compre um no-breake, certo que é mais caro, mas cumpre o papel do estabilizador (corrige a voltagem no tempo ideal e ajuda a evitar que a descarga chegue aos dispositivos ligados nele com intensidade (necessita aterramento)) e supre o computador em caso de apagão.

Nenhum comentário: