sábado, 26 de junho de 2010

Descomplicando algumas siglas de informática

Significados de algumas siglas comumente usadas no cotidiano de informática. O que está aqui é apenas um esboço, mais informações acessem as fontes no final deste post.
Qualquer dúvida a respeito de outras siglas pergunte que nós responderemos.

BIOS (Sistema Básico de Entrada/Saída) - é um programa de computador pré-gravado em memória permanente (firmware) executado por um computador quando ligado. Ele é responsável pelo suporte básico de acesso ao hardware, bem como por iniciar a carga do sistema operacional.
O BIOS é armazenado num chip ROM (Read-Only Memory) que pode ser do tipo Mask-ROM e PROM nas placas-mãe produzidas até o início da década de 1990, e Flash ROM (memória flash) nas placas mais recentes. Na memória ROM da placa-mãe existem mais dois programas chamados Setup (usado para configurar alguns parâmetros do BIOS, aquele que se acessa ao apertar Del no início do carregamento), e POST (Power On Self Test) (uma seqüência de testes ao hardware do computador para verificar se o sistema se encontra em estado operacional).

Quando o computador é ligado, o BIOS opera na seguinte seqüência:

1. Verifica as informações armazenadas em uma minúscula memória RAM, que se localiza em um chip fabricado com tecnologia CMOS. A memória CMOS armazena informações relativas a configuração de hardware, que podem ser alteradas de acordo as mudanças do sistema. Essas informações são usadas pelo BIOS modificar ou complementar sua programação padrão, conforme necessário. (Clear CMOS apaga as configurações feitas)

2. POST (Power-On Self-Test ou Autoteste de Partida), que são os diagnósticos e testes realizados nos componentes físicos (Disco rígido, processador, etc). Os problemas são comunicados ao usuário por uma combinação de sons (bipes) numa determinada seqüência e se possível, exibidos na tela. O manual do fabricante permite a identificação do problema descrevendo a mensagem que cada seqüência de sons representa. (Um bip significa que tudo está Ok.)

3. Ativação de outros BIOS possivelmente presentes em dispositivos instalados no computador (ex. discos SCSI e placas de vídeo).

4. Descompactação para a memória principal. Os dados, armazenados numa forma compactada, são transferidos para a memória, e só aí descompactados. Isso é feito para evitar a perda de tempo na transferência dos dados.

5. Leitura dos dispositivos de armazenamento, cujos detalhes e ordem de inicialização são armazenados na CMOS. Se há um sistema operacional instalado no dispositivo, em seu primeiro setor (o Master Boot Record) estão as informações necessárias para o BIOS encontrá-la (este setor não deve exceder 512 bytes).

Os dados da Bios pode ser atualizada baixando a versão mais recente no site do fabricante da placa mãe, isso corrige bugs, mas é arriscado, e recomenda não atualizar se não estiver tendo problemas.

VGA (Video Graphics Array) - Conector de vídeo usado pra conectar monitores e projetores. A tendência é ser substituídos por DVI ou outros, que transferem a imagem em formato digital, ao contrário do VGA em que as cores são transferidas em RGB (red, blue, green, vermelho, azul e verde, que são as composições das cores usadas pra exibir as imagens coloridas.

Driver:
Parte lógica: arquivos que o sistema operacional precisa pra saber controlar o dispositivo. Sem ele, o dispositivo não funciona ou não fica disponível todos os recursos.

Parte física: dispositivo que é conectado no slot PCI, USB e outros, e que necessita de drivers (citados acima) para funcionar corretamente.

Memória:
RAM: Memória de Acesso Aleatório - os arquivos que o sistema operacional necessita pra funcionar e os programas abertos ficam alocados na memória RAM. Sem ela, o computador não funcionaria, ou seria impossível usá-lo.
DDR (double data rate) - característica dessas memórias que engloba frequencia e latência. As DDR1 operam no máximo a 200MHz (com a característica SDRAM (double-data-rate synchronous dynamic random access memory (memória de acesso aleatório dinâmica) ela opera em dupla taxa de transferência (400MHz)). O tamanho das memórias DDR1 não passa de 1GB.
DDR2 - Versão mais recente que as DDR1, agora com frequências de até 1200 MHz e velocidade teórica de 9,6 GBps (1200 MHz). Atualmente a DDR2 é a mais comum.
DDR3 - Versão mais atual de memória RAM, que tem frequência de no máximo 1600mhz e velocidade teórica de 12,8Gbps. A tecnologia é cara e só a Intel tem placas-mães que suportam a DDR3.

HD (Hard Disk, ou disco rígido) - Disco com diâmetro menor que os de CD's e DVD's e que atualmente pode armazenar até 2,5TB. Mas o que é TB? 1024GB (gigabytes ou gigabits) forma 1 terabyte ou terabits. No HD a capacidade é medida em terabytes. O HD armazena o sistema operacional e os programas ou arquivos que estão em seu computador.

Partições:
Um tipo de tabela que é criada onde forma os setores que podem ser gravados.
FAT16 - Um sistema de armazenamento antigo e usado em alguns dispositivos de armazenamentos. Um problema sério dessa partição é que quando um arquivo é salvo ele tende a se espalhar pela unidade, o que diminui a rapidez para ler/gravar, e que pode ser acumulados com desfragmentador de discos. Ele usa(va) cluster de 64kb, ou seja, mesmo que o arquivo a ser alvo for de 1byte, serão ocupados 64kb, o que pode diminuir a capacidade de armazenamento. Esse sistema armazena no máximo 512 arquivos e/ou pastas.
FAT32 - Versão atualizada do FAT16, nesse cada cluster tem 4kb (16 vezes menores que o FAT16), o que proporciona um desperdíco de espaço bem menor. Ele é usado em unidades de armazenamento de baixa capacidade comparados com os HD's, por exemplo pen-drivers e cartões de memórias. Algumas desvantagens são que é cerca de 6% mais lento que o FAT16 e não possui recursos de segurança como no NTFS (citado abaixo).
NTFS - (New Technology File System) - É o mais moderno sistema de armazenamento para o sistema operacional Windows. Partições com clusters de 64kb podem ter capacidade máxima de 256 TB, e com clusters de 4kb suporta até 16 TB de espaço de armazenamento. Um ponto importante é a segurança, ausente nas partições citadas acima. Um exeplo: tente abrir a pasta System Volume Information, que está na unidade do sistema operacional, vai dar um erro. Também é um bom exemplo a possibilidade de criar contas de usuário, de forma a somente o usuário ter acesso às informações que pertencem a ele.

USB (Universal Serial Bus) - Comumente encontrada no cotidiano das pessoas por meio de pen drivers, celulares e outros dispositios. Essa tecnoligia é Plug-and-Play, ou seja, o usuário pode conectar o dispositivo com o computador ligado, e ao conectar o sistema operacional vai procurar instalar o driver desse dispositivo e, ao instalar, automaticamente ficará disponível para uso. A versão 1.1 tem taxa de transferência de no máximo 12 MBps. Ela ultimamente é usada em alguns celulares, câmeras, web cam e outros dispositivos que funcionam em baixas velocidades. A versão 2.0 pode transferir dados a uma taxa máxima de 480MBps, isso na teoria, já que ninguém conseguiu ver essa velocidade na prática. A USB 3.0 tem taxa de transferência máxima de 4,8 Gigabits por segundo, muito maior do que as versões anteriores, mas atualmente isso não tem utilidade, pois nenhum dispositivo USB conhecido consegue trabalhar nessa velocidade.

CD (Compact Disk, ou Disco Compacto) - Disco de capacidade de 700MB (os mais comuns hoje).
DVD - (Digital Video Disk, ou Disco digital de vídeo) - tem capacidade de 4,7GB (na prática não passa de um pouco mais de 4,5Gb), esses os mais encontrados nos mercados ou papelarias. Os DVD's caracterizam por ter clusters fisicamente menores do que os CD's, o que proporciona maior capacidade de armazenamentos. Ambos utilizam laser para fazer a leitura/gravação de dados, sendo que o laser usado para o DVD é muito mais fino que os dos CD's, devido ao tamanho dos clusters.

Fontes úteis para obter mais informações sobre essas e outras dicas:

Memórias: (Fonte: Hardware, o Guia Definitivo)
http://www.gdhpress.com.br/hardware/leia/index.php?p=cap4-7
http://www.gdhpress.com.br/hardware/leia/index.php?p=cap4-8
http://www.gdhpress.com.br/hardware/leia/index.php?p=cap4-9
http://www.gdhpress.com.br/hardware/leia/index.php?p=cap4-10

BIOS: (Fonte: Wikipédia)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bios

CD e DVD (Fonte: Wikipédia)
http://pt.wikipedia.org/wiki/CD
http://pt.wikipedia.org/wiki/DVD

Partições: (Fonte: Wikipédia)
http://pt.wikipedia.org/wiki/FAT_(sistema_de_ficheiros)
http://pt.wikipedia.org/wiki/FAT32
http://pt.wikipedia.org/wiki/NTFS

Nenhum comentário: